Press "Enter" to skip to content

Ministro Barros Monteiro: O importante é que se consiga servir à comunidade

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Barros Monteiro, empossou na manhã de hoje, 6, os novos diretores-gerais da Corte e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Miguel Augusto Fonseca de Campos e Alcides Diniz, e a secretária-geral da Presidência do STJ, Ana Luísa de Medeiros Ribeiro Dornelles. Além deles, tomaram posse também os novos secretários do Tribunal, bem como os demais assessores especiais da Casa.

Em seu discurso, o presidente destacou que todos que compõem o STJ e o CJF estão aqui para prestar serviço à sociedade, tendo em vista que a instituição é um dos órgãos mais importantes do Poder Judiciário nacional. “O que importa, eu já tenho dito em outras ocasiões, é que o STJ e o CJF consigam manter a qualidade que vêm tendo e demonstrando. Que consigam, em suma, alcançar seu objetivo que é, em última análise, servir à comunidade”.

Assim, o ministro Barros Monteiro chega à Presidência do STJ comprometido com a agilização da prestação jurisdicional, tanto por meio de alterações legislativas quanto mediante inovações tecnológicas.

Cristine Genú(61) 3319-8592

Abaixo, a íntegra do discurso proferido pelo presidente do STJ, ministro Barros Monteiro, na ocasião:

Senhor Diretor-geral do Superior Tribunal de Justiça, dr. Miguel.Senhor Diretor-geral do Conselho da Justiça Federal, dr. Alcides.Senhora Secretária-geral da Presidência, dra. Ana Luísa.Senhores Secretários, Subsecretários e Servidores,

Este é, efetivamente, um momento muito importante e feliz na vida do Superior Tribunal de Justiça, este ato de posse, que é feito de maneira singela mas muito significativa. Porque é o primeiro contato de muitos outros que vão ocorrer entre os servidores e o presidente do Tribunal, que, afinal de contas, também é um servidor. Todos nós estamos aqui para prestar serviços à sociedade, tendo em vista a instituição, que é o STJ, um dos órgãos mais importantes do Poder Judiciário nacional.

Os senhores diretores-gerais do STJ e do CJF acabaram de mencionar dois aspectos importantes: união e equipe. Isso é importante para que se consiga afinal obter a meta, que é a entrega da prestação jurisdicional.

Já disse, mais de uma vez, que a Presidência pretende prestigiar os servidores da Casa. É verdade que, na composição, nós temos, em função de cargos de comissão, pessoas convocadas, mas é interesse da Presidência prestigiar o máximo que puder os servidores do Tribunal e do CJF.

Observei bem a alegria dos servidores em ter como diretores-gerais Miguel e Alcides, e nós vamos lutar pela melhor capacitação, estimular e motivar os servidores. Tenho certeza de que ao final nós vamos conseguir o êxito almejado. O que importa, eu já tenho dito em outras ocasiões, é que a instituição, STJ, e o CJF consigam manter a qualidade que vêm tendo e demonstrando. Que consigam, em suma, alcançar seu objetivo que é, em última análise, servir à comunidade.

Muito obrigado a todos.