Press "Enter" to skip to content

Chefe da ONU diz que regulamentação necessária para que a IA ‘beneficie a todos’

O desenvolvimento da inteligência artificial, ou IA, “para o bem de todos” requer proteções baseadas em direitos humanos, transparência e responsabilidade, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na quinta-feira.

Ele enfatizou que a IA deve beneficiar a todos, incluindo o terço da humanidade que ainda está offline, e insistiu na necessidade de encontrar urgentemente um consenso sobre quais devem ser as normas orientadoras para a implantação da IA.

O chefe da ONU falou na Cúpula Global “AI for Good” organizada em Genebra pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), reunindo governos, sociedade civil, agências da ONU, inovadores de IA e investidores.

Tradução: As ferramentas poderosas da IA podem impulsionar os #GlobalGoals. Mas precisamos urgentemente encontrar um consenso sobre as proteções essenciais para governar o desenvolvimento e a implantação da IA para o bem de todos.

O evento está explorando maneiras pelas quais a IA pode ser usada para ajudar o mundo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Coloque os ODS de volta nos trilhos

Na cúpula, a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, pediu cooperação global para “garantir que a IA atinja todo o seu potencial, evitando e mitigando danos”. No meio do prazo que a humanidade se deu para alcançar os ODS, o mundo estava fora dos trilhos, disse o chefe da UIT, e usar a IA para acelerar o progresso agora era “nossa responsabilidade”.

Em um cenário ideal, a Sra. Bogdan-Martin disse que poderíamos aproveitar com sucesso a IA para encontrar curas para doenças como câncer e mal de Alzheimer, intensificar a produção de energia limpa e apoiar os agricultores no aumento do rendimento das colheitas.

Riscos de IA em alta

Mas também é possível um futuro distópico, no qual a IA destrua empregos e permita uma disseminação incontrolável de desinformação, ou no qual apenas os países ricos colham os benefícios da tecnologia, disse o secretário-geral da UIT.

No início deste ano, o chefe de direitos humanos da ONU, Volker Türk, alertou sobre os avanços rápidos e descontrolados da IA generativa. Ele disse que “a agência humana, a dignidade humana e todos os direitos humanos estão em sério risco”, pedindo aos governos e empresas que ancorem o desenvolvimento da tecnologia em considerações de direitos.

Um momento “histórico”

O chefe da UIT enfatizou que o AI Summit estava ocorrendo em um momento “histórico” em que era crucial pressionar pela governança da IA e garantir sua implantação inclusiva, segura e responsável.

“O futuro da IA ainda não foi escrito”, disse ela.

Robôs inovadores

Mais de 50 robôs estarão presentes no Summit como parte de uma exposição “Robotics for Good”. Seus inventores demonstrarão como os robôs podem apoiar a saúde das pessoas, fornecer serviços educacionais, ajudar pessoas com deficiência, reduzir o desperdício e auxiliar na resposta de emergência em desastres.

Vários robôs humanóides foram anunciados como “oradores” no evento, e suas capacidades como cuidadores e acompanhantes de idosos estavam em exibição.

Uma conferência de imprensa está prevista para sexta-feira, onde alguns dos robôs humanóides responderão a perguntas.

Tradução da Matéria da ONU