Press "Enter" to skip to content

Sucesso na recuperação de crédito pode dobrar com software de gestão

Oferecer oportunidade para que um devedor consiga pagar a sua dívida dentro da sua realidade é algo que faz crescer a satisfação do cobrador e, principalmente, a lisura do devedor que pretende quitar o seu débito. Em tempos de crise socioeconômica, essas são sensações que melhoram a qualidade de vida de qualquer cidadão, além de ampliar a saúde financeira de empresas e condomínios, por meio da recuperação de crédito.

Já existe, no Brasil, uma solução que oferece essa possibilidade, que pode dobrar a recuperação de crédito e que vem fazendo empresas de cobrança crescerem em produtividade, geração de empregos, assertividade, conversões e, sobretudo, de forma justa e sem importunar o cidadão devedor. É o que afirma a Dra. Aline Carvalho Oliveira Araújo, advogada carioca, sócia da Alves e Bigler Advogados Associados, que criou uma célula na sua operação responsável pela cobrança de débitos judiciais. Especializada em Direito Imobiliário, com expertise em condomínios residenciais e comerciais, Aline explica que a inadimplência é algo severo nesses casos.

Segundo ela, de um ano e meio para cá, houve uma redução grandiosa de devedores no seu universo, tanto em relação ao maior uso das pessoas pelo condomínio devido ao home office, quanto pela conscientização de planejamento que a pandemia gerou. Entretanto, houve ainda, no caso dela, um fator essencial: a implantação do software de gestão de cobrança alinhado à ferramenta de gestão do escritório jurídico, que permitiu melhores resultados, o CPJ-Cobrança da Preâmbulo Tech. “Fiz em seis meses o que faria em um ano manualmente e sem erros. No modelo analógico, era trabalhoso manter uma carteira de quatro mil clientes sem perdas de prazos e com as melhores soluções para os devedores dos clientes. Desde dezembro de 2020, ampliamos nossa recuperação de crédito em 50% e minha empresa cresceu na crise”, afirma.

Para que os escritórios trabalhem com escala em massa, se estruturem e cresçam, é preciso unir inovação, tecnologia e a inteligência humana. “É necessário romper a resistência ao novo e se desafiar ao aperfeiçoamento. Melhorei muito a minha relação com os clientes, mesmo com a morosidade do judiciário, pois o sistema possui relatórios on time de cobranças e negociações. Temos gravações de conversas entre operadores e devedores, relatórios de envios de contatos e andamento dos acordos. É impossível não haver transparência com essas respostas e retornos que o sistema oferece por meio da parametrização. Dessa forma, tenho a produção na minha mão e divido o risco com o cliente, pois o software dá a lisura da negociação entre operador e devedor. De vez em quando, escuto as gravações para saber como está o atendimento do operador e como podemos melhorar essa relação para que o devedor tenha confiança de que conseguirá arcar com suas dívidas de uma maneira mais tranquila e positiva, permitindo um relacionamento fidedigno entre todas as partes”, ressalta a advogada. 

Para Aline, que se considerava totalmente analógica, a dica é que o usuário comece do básico, entendendo aos poucos o que o sistema pode oferecer. Assim, é possível extrair as funcionalidades de acordo com cada realidade. Segundo ela, é viável fazer apenas o básico e ter resultados. Entretanto, quando a pessoa estuda, tira dúvidas com o consultor constantemente e passa a compreender o software, as engrenagens rodam melhor. “Me apaixonei pela tecnologia e percebi o quanto podemos produzir com complexidade e sem estresse. Um cliente meu de dez anos nunca recuperou tantos valores na atuação antiga”, reforça.

Na visão da especialista, a pandemia e as crises geradas nos últimos anos fizeram muitos perceberem que o planejamento é fundamental para tudo na vida pessoal e profissional. “A automação veio para refinar o trabalho. Contratei colaboradores nos últimos meses, tenho mais tempo para operar meu negócio, consigo ser mais estratégica e mantenho ótimas relações com os meus clientes”, diz.

Da mesma forma que a Aline, muitas empresas jurídicas nascem e passam a fazer cobranças, mas existem também empresas de call center que fazem as cobranças administrativas, cujos fluxos cresceram na pandemia, devido ao aumento do desemprego. É o que afirma Heloisa Costa, diretora Técnica da Preâmbulo Tech, que possui uma carteira de empresas de cobrança em todo o território nacional.  Segundo ela, o mercado de cobranças está crescendo com toda essa inteligência. “Com isso, melhora a profissionalização do mercado de cobranças e a saúde financeira do Brasil”, fala a gestora.

CPJ-Cobrança

A Gestão de Cobrança Preâmbulo – CPJ-Cobrança foi desenvolvida com soluções para escritórios de advocacia de massa, ativa e passiva e empresas de recuperação de crédito, que oferece controle da operação e gestão personalizada de carteiras com informações estratégicas para análise e tomada de decisão. “A flexibilidade é evidenciada na entrada dos dados através do importador personalizável de planilhas, das ‘carteiras especialistas’ com seus Layouts e Webservices, pela Integração cadastral com o CPJ-3C (software de gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de organizações) ou desenvolvimento personalizado”, explica Heloisa Costa.

O sistema oferece o módulo de dashboards com indicadores de recuperação de crédito e performance como BSC, Forecast, Volumetria, Produção, índice de Aprovação e Efetividade e Meta Relógio; Configurações de múltiplas carteiras, cada uma com suas alçadas, cálculos, boletos, layouts, tela de negociação e outras funcionalidades como: controle de colchão acordos, campanhas e alçadas personalizáveis, gerador de relatórios personalizados, gerador de documentos, envio de e-mail e SMS, integração com fornecedores de multicanalidade, módulo de monitoria, robô de auto negociação online, além do módulo de fluxos de automação com a régua de estratégias automatizada.