Press "Enter" to skip to content

Preâmbulo e Unimed Curitiba divulgam case Jurídico

No dia 28 de setembro, a Unimed Curitiba participa do evento Conexão CPJ-3C – Cases de Sucesso, e conta como aumentou sua produtividade com as implementações inovadoras por meio do sistema de gestão. O ganho da cooperativa vem sendo identificado mediante o desempenho do departamento, juntamente com as demais áreas e fornecedores, que vêm buscando cada dia mais uma atuação preventiva, com base na transparência dos dados e levantamento de indicadores obtidos. Essas conquistas mostram que mesmo em meio à pandemia é possível melhorar a gestão da organização com automação, metodologias ágeis e mudança de cultura. 

A Unimed Curitiba implementou a nova versão H do software CPJ-3C da Preâmbulo Tech, que customiza suas demandas jurídicas para agilizar indicadores e relatórios de resultados, que hoje são gerados com transparência e rapidez. De acordo com Patrícia Kelly Simonato Trevisan, assessora Jurídica da cooperativa, o maior desafio era ter controle de todas as demandas consultivas encaminhadas ao departamento que impedia a atuação preventiva da Assessoria Jurídica, bem como a visualização de custo evitado nas ações judiciais. Com a automação, foi possível identificar as necessidades das áreas da cooperativa, realizar reuniões e treinamentos para saneamento de dúvidas e ainda sugestões para melhoria de performance e mitigação de riscos, bem como a viabilidade de atuação otimizada dos analistas e a transparência nos resultados dos processos judiciais. “Antes dessa inovação, éramos reativos em relação às ações. Hoje, o foco é na transparência dos resultados e na atuação preventiva em conjunto com as demais áreas, o que tem mudado a imagem do departamento jurídico junto à Unimed Curitiba e da Cooperativa junto ao beneficiário”, explica a assessora.

Além disso, a parceria também possibilitou o desenvolvimento de robôs personalizados para essa operação com alto grau de complexidade. “O processo é detalhado para implementação, mas o ganho é diário, incluindo o benefício da transparência nos dados. O setor despendia muito tempo gerando relatórios e alimentando planilhas. Hoje, tivemos ganho de produtividade com a unificação das informações no sistema, inclusive dos fornecedores”, acrescenta a Dra. Patrícia.

A consultora da Preâmbulo Tech, Amanda Louise Lima do Bomfim, responsável pela implementação na Unimed Curitiba, ressalta que a parametrização da ferramenta permitiu uma classificação da publicação e encadeamentos de tarefas, gerando padronização. “O destaque da versão H no case da Unimed Curitiba foi o encadeamento das ações e o fluxo de trabalho automatizado do workflow do sistema. Como trabalham de maneira complementar melhoram a performance das ferramentas, além de extinguirem a dependência direta da ação humana para prosseguimento, otimizando o consultivo e agilizando o contencioso”, explica a implementadora.

No Departamento Jurídico da Unimed Curitiba não existem mais documentos fora do sistema, o que permite mais segurança de armazenamento de informações e rapidez na procura de dados quando é necessário acessar. Além disso, a versão H do software, que é a mais recente, teve uma implementação bastante fluída e suave. Os envolvidos se planejaram para parar o sistema por algumas horas sem danos na operação do Departamento”, relata Amanda, ressaltando que nesse momento pandêmico, a segurança trazida pelo sistema, tanto pela nova rotina adotada, controle de tarefas e qualidade nas informações extraídas, tornam o trabalho de controladoria mais rápido e eficiente.

Evento

O Conexão CPJ-3C – Cases de Sucesso, promovido pela Preâmbulo Tech, irá mostrar como a tecnologia e a gestão inovadora da Unimed Curitiba transformou o Departamento Jurídico e o impacto que isso trouxe para a cooperativa, cooperados e sociedade, além de ser um exemplo de evolução na área da Advocacia. A Preâmbulo Tech realizou anteriormente eventos entre os clientes para aperfeiçoar o uso do software e agora criou a série de cases para mostrar os resultados dessas implementações e inspirar os usuários.