Press "Enter" to skip to content

Judiciários definem projeto de integração no Mercosul

Representantes das Cortes Supremas do Mercosul decidiram encaminhar ao Conselho do Mercado Comum do Mercosul um projeto que regulamenta a troca de opiniões entre os poderes judiciários dos países participantes do bloco.

Se a matéria for aprovada, vai possibilitar que o Tribunal do Mercosul, quando solicitado por um juiz, emita interpretações sobre legislação prevista no Tratado de Assunção (documento que criou o Mercosul em 1991), uniformizando os entendimentos jurídicos comuns.

A decisão foi anunciada na noite de hoje (24), ao final do 4º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul e Associados, realizado no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

A presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, destacou os mecanismos ágeis de diálogo entre os juízes do bloco, por meio das chamadas opiniões consultivas.

“Se um juiz brasileiro for aplicar o Tratado de Assunção e tiver dúvidas sobre a melhor interpretação de uma cláusula, ele poderá consultar o Tribunal de Assunção e receber a interpretação teórica. A partir daí, esse juiz aplicará isso ao caso concreto, mas sem nunca perder sua jurisdição, que é uma questão de soberania”, explicou a ministra.

Ellen Gracie também ressaltou o amadurecimento institucional dos poderes judiciários nos países do Mercosul e a presença dos presidentes das Cortes Supremas, “porque nós marcamos a pauta para toda a magistratura nacional, passando a mensagem de que essas matérias são relevantes para o futuro dos nossos países”.

Assinaram o documento final do encontro representantes das Cortes Supremas dos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai (membros fundadores do Mercosul), Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela (membros associados, ainda sem participação plena no processo de integração) e Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe (da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que participaram como convidados de honra do encontro.