Press "Enter" to skip to content

Fundador do Wikileaks, Julian Assange é preso em Londres

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, foi preso hoje (11) em Londres, depois de a polícia ter permitido sua entrada na embaixada equatoriana, onde ele se refugiava há quase sete anos.

O Serviço da Polícia Metropolitana confirmou a prisão de Assange, de 47 anos. As autoridades afirmaram que foram convidadas pelo próprio embaixador a entrar na embaixada após a retirada do asilo político concedido pelo país sul-americano ao jornalista.

A Scotland Yard disse: “Ele foi levado sob custódia em uma delegacia central de Londres, onde permanecerá, antes de ser apresentado perante o tribunal de magistrados de Westminster assim que for possível.

“O MPS [Serviço de Polícia Metropolitana] tem o dever de executar o mandado, em nome do tribunal de magistrados de Westminster, e foi convidado para a embaixada pelo embaixador após a retirada do asilo pelo governo equatoriano.”

O Ministério do Interior confirmou que o pedido dos EUA pela extradição de Assange foi por alegada “ofensa relacionada a computadores”. Um porta-voz do Home Office disse: “Podemos confirmar que Julian Assange foi preso em relação a um pedido provisório de extradição dos Estados Unidos da América. Ele é acusado nos Estados Unidos de infrações relacionadas com computadores. ”

O presidente do Equador, Lenín Moreno, disse no Twitter: “Em uma decisão soberana, o Equador retirou o status de asilo a Julian Assange depois de repetidas violações a convenções internacionais e protocolos de vida diária”.

A presidência do Equador confirmou a remoção do asilo, citando violações de convenções internacionais. O presidente Lenin Moreno anunciou o que chamou de “decisão soberana”, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O fundador do Wikileaks, que estava abrigado na embaixada equatoriana desde 2012 para evitar extradição, esteve por trás de um dos maiores vazamentos de documentos secretos da história dos Estados Unidos.