Press "Enter" to skip to content

Relator da ONU: Assange está sendo preparado para ser “queimado na fogueira”

O oficial da ONU Nils Melzer divulgou publicamente uma carta poderosa que ele dirigiu ao governo britânico em 29 de outubro, documentando a culpabilidade criminal das autoridades do país, incluindo sua liderança política, no que ele condenou no ano passado como a “tortura psicológica” do fundador do WikiLeaks. Julian Assange.

A carta de Melzer, publicada on-line em 31 de dezembro, foi uma resposta a uma correspondência anterior das autoridades britânicas, na qual eles rejeitaram sua descoberta de que Assange estava sujeito a tortura psicológica em andamento. Isso resultou em parte de seus quase sete anos de detenção efetiva na embaixada do Equador em Londres, imposta por ameaças britânicas de prendê-lo se ele pusesse os pés do lado de fora do prédio e de sua prisão desde abril de 2019 na prisão de segurança máxima Belmarsh.

Melzer dirigiu uma série de perguntas ao governo britânico sobre as condições do encarceramento de Assange, incluindo por que ele estava em condições de confinamento solitário virtual e negou os meios necessários para preparar sua defesa para as audiências de extradição dos EUA em fevereiro.

O governo britânico declarou sua oposição à tortura, alegando que estava defendendo os direitos legais de Assange. Ele não respondeu a nenhuma das perguntas específicas de Melzer e negou seu pedido de libertação do fundador do WikiLeaks da prisão, apesar dos avisos dos profissionais médicos de que sua saúde se deteriorou a ponto de sua vida estar em risco.

Em seu último documento, Melzer enfatizou o rigor científico da avaliação de que Assange havia sido torturado, com base em uma consulta de quatro horas na prisão de Belmarsh, envolvendo o relator da ONU e dois médicos especialistas. O diagnóstico surgiu a partir de evidências verificáveis ​​clinicamente e estava em conformidade com o “Protocolo de Istambul” – o padrão internacional para identificar os sintomas da tortura.

Melzer apontou as implicações da rejeição pela Grã-Bretanha dessas constatações, afirmando que “a conduta do Governo de Sua Excelência no presente caso mina severamente a credibilidade do compromisso do Reino Unido com a proibição de tortura e maus-tratos, bem como com o estado de direito. geralmente.”

Melzer escreveu sem rodeios: “As descobertas oficiais do meu mandato, apoiadas por dois médicos especialistas experientes especializados no exame de vítimas de tortura, fornecem inquestionavelmente ‘razões razoáveis ​​para acreditar’ que as autoridades britânicas contribuíram para a tortura psicológica ou maus-tratos de Assange, seja por perpetração ou por tentativa, cumplicidade ou outras formas de participação.

“Nos termos do art. 12 da Convenção contra a Tortura, as autoridades britânicas não têm o poder político de simplesmente rejeitar essas constatações, mas têm uma obrigação de tratado clara e não derrogável de conduzir uma investigação rápida e imparcial sobre essas alegações e, se confirmado, processar os autores e providenciar reparação e reabilitação ao Sr. Assange. “

O relator da ONU documentou que a Grã-Bretanha havia frustrado seus pedidos de investigação judicial sobre seu envolvimento nos programas de tortura liderados pelos EUA associados às guerras no Iraque e no Afeganistão – que WikiLeaks e Assange fizeram muito para expor. Isso, observou ele, “dá a impressão de uma política mais ampla de impunidade, que seria incompatível com as obrigações legais do Reino Unido e minaria seriamente a credibilidade de seu compromisso com os direitos humanos e o Estado de direito”.

A carta detalhada de Melzer descreveu o envolvimento da Grã-Bretanha na tentativa de estruturar Assange por alegações de má conduta sexual da Suécia, sua colaboração com os EUA tentam conduzir o que só pode ser descrito como uma operação de entrega extraordinária contra o fundador do WikiLeaks e sua persistente negação de seus direitos. devido processo nos últimos 12 meses.

A conclusão do funcionário da ONU demonstra que Assange está sendo submetido a uma tentativa sem lei de silenciá-lo e destruir o WikiLeaks. Melzer escreveu: “Sou da opinião de que as violações recorrentes e graves dos direitos processuais do Sr. Assange por parte das autoridades britânicas tornaram sua condenação criminal e sua sentença por violação de fiança e os processos de extradição dos EUA inerentemente arbitrários, a ponto de render quaisquer remédios legais com formalidade sem sentido e sem perspectiva. ”

Melzer exigiu o abandono do processo de extradição, a liberdade de Assange e uma investigação criminal sobre os responsáveis ​​por sua perseguição.

Melzer também chamou a atenção para relatos de que a saúde de Assange continuou a se deteriorar. No ano passado, dezenas de médicos eminentes escreveram duas vezes para as autoridades britânicas, bem como para o governo australiano, expressando seu medo de que Assange pudesse morrer na prisão. Seus pedidos para que ele seja transferido para um hospital universitário e receba tratamento médico urgente foram ignorados.

O mais recente testemunho sobre a situação de saúde de Assange foi fornecido pelo jornalista britânico Vaughan Smith, que twittou que Assange havia chamado sua família na véspera de Ano Novo. Smith escreveu: “Ele contou para minha esposa e eu como morria lentamente em Belmarsh, onde, embora em prisão preventiva, ele é mantido em confinamento solitário por 23 horas por dia e geralmente é sedado”.

Enquanto isso, novas indicações perturbadoras surgiram das condições em Belmarsh, uma instalação projetada para manter os condenados pelos crimes mais graves, incluindo crimes de assassinato e terrorismo.

Na quarta-feira, a RT informou que Liridon Saliuka, um prisioneiro de 29 anos em Belmarsh, foi encontrado morto em sua cela em 2 de janeiro. Segundo fontes da RT, a morte foi a terceira fatalidade em menos de um ano na prisão. As autoridades britânicas afirmam que Saliuka foi vítima de feridas autoinfligidas, mas isso foi contestado por sua família.

RT escreveu: “A família de Saliuka afirma que houve atrasos no post-mortem. Sua irmã, Dita, revelou que seu irmão estava envolvido em um acidente de carro há dois anos que o deixou necessitando de uma grande cirurgia reconstrutiva. Ele recebeu placas de metal que dificultavam a caminhada ou o descanso por longos períodos de tempo. Um relatório de um cirurgião, encomendado por seu advogado de defesa, determinou que ele deveria ser considerado como ‘permanentemente incapacitado’. No entanto, sua família diz que ele foi recentemente transferido de uma célula especial para uma célula padrão ”.

Um relatório de 2009 do inspetor-chefe das prisões britânicas notou uma quantidade “extremamente alta” de força usada contra prisioneiros em Belmarsh. Vários detidos relataram que foram intimidados, ameaçados ou agredidos por funcionários. O relatório do inspetor de 2018 disse que muitas “melhorias” recomendadas nas instalações não haviam sido “incorporadas” e, em algumas áreas, “julgamos que os resultados foram mais pobres do que na última vez”.

O fato de Assange, jornalista em prisão preventiva, ser mantido em uma instalação desse tipo, demonstra que o estado britânico, nada menos que seu colega americano, está procurando nada menos que sua destruição física e psicológica. Enquanto fazem todo o possível para facilitar a extradição de Assange para os EUA, os britânicos estão tentando replicar, em seu próprio solo, as condições que ele enfrentaria em uma prisão da CIA na América.

O ataque extraordinário aos direitos democráticos de Assange é um forte sintoma de uma volta mais ampla ao autoritarismo, dirigida contra a classe trabalhadora e o crescente surgimento da oposição social e política de massas. Isso ressalta a necessidade de todos os defensores das liberdades civis fazerem todo o possível para impedir a extradição de Assange para os EUA e garantir sua liberdade.
Enviar feedback
Histórico
Salvas
Comunidade