Press "Enter" to skip to content

Presidente do STF fala a jornalistas no final da sessão plenária desta quinta

Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou o julgamento da ação sobre a constitucionalidade das pesquisas com células-tronco de embriões humanos. “Foram dois dias de julgamento [após o pedido de vista], com votos extremamente bem elaborados, densos, que trouxeram informações adicionais àquelas já trazidas pelo relator – que também havia preparado um voto muito bem elaborado. Acredito que todos nós saímos ganhando com isso”, disse o presidente.

Em relação à proposta de se criar uma comissão central, como foi sugerido pela minoria estabelecida na votação, o ministro afirmou que já devem estar em discussão no Congresso Nacional novas formas e modelos de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema.

“Coisas ditas de passagem podem estimular o Congresso a eventualmente levar em conta essa preocupação, no sentido de aperfeiçoar a legislação. Estamos a tratar de um tema extremamente sensível, diz respeito à dignidade da pessoa humana, é preciso que haja normas de organização e procedimento, que haja uma proteção suficiente”, concluiu.