Press "Enter" to skip to content

Ministério Público denuncia 46 pessoas por crimes na internet

O Ministério Público Federal no Pará está movendo ação criminal contra 46 pessoas envolvidas em fraudes na internet. Os envolvidos foram presos na operação Control+Alt+Del, que a Polícia Federal realizou no dia 7 de dezembro.

De acordo com a PF, eles enviavam várias mensagens de correio eletrônico que simulavam comunicados de órgãos federais e de bancos. Os e-mails induziam o cidadão a acessar sites falsos. Com isso, eram capturados os números de contas e as senhas das vítimas, permitindo a transferências de dinheiro de suas contas.

O procurador da República José Augusto Potiguar, responsável pelo caso, denuncia os acusados pelo crime de furto qualificado, violação de sigilo bancário, formação de quadrilha e violação de sigilo telemático – sigilo de informações em rede de telecomunicações.

Potiguar afirmou que crimes pela internet estão ficando comuns. “Há um esforço da Polícia Federal com o Ministério Público Federal de combater essa prática que lamentavelmente veio a se espalhar pelo Brasil. Essa é a terceira operação feita no Pará para se combater a prática de crimes cibernéticos. A população precisa se proteger em situações como está”, em entrevista à Agência Brasil. As denúncias foram encaminhadas ontem (26) para a 3ª Vara da Justiça Federal do Pará.