Press "Enter" to skip to content

Contran determina que motoristas sejam avisados sobre localização dos “pardais”

Os motoristas devem ser informados por placas sempre que houver fiscalização eletrônica de velocidade em uma via. E as placas também avisam a velocidade máxima permitida. Assim, só será possível comprovar infrações e aplicar multas aos motoristas em vias onde houver a sinalização. O aviso, que antes era facultativo, passa a ser obrigatório a partir de deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8).

A função dos pardais é evitar a ocorrência dos acidentes, por isso não devem ficar escondidos, afirmou o ministro das Cidades, Márcio Fortes. “O pardal tem que ficar visível para cumprir sua função, que é inibir e até impedir que ocorram acidentes, que se percam vidas. As pessoas vêm em alta velocidade em trecho perigoso e o instrumento de advertência do perigo da pista é o pardal”, acrescentou.

A deliberação do Contran determina ainda que antes de instalar qualquer equipamento de fiscalização os órgãos de trânsito das cidades devem realizar um estudo técnico que comprove a necessidade. Esse estudo vai avaliar as características da via, o potencial risco para os usuários e os índices de acidentes do local. Outros dados importantes são o fluxo de veículos e a velocidade máxima permitida aos motoristas. Com a deliberação publicada, passa a ser obrigatório ainda que os estudos fiquem à disposição para consulta nos órgãos de trânsito de cada cidade.

A sinalização e a abertura para o público da avaliação que justifica a existência dos pardais garantem maior transparência ao processo de fiscalização, na avaliação de Márcio Fortes: “O objetivo é tornar transparente essa questão que tem suscitado queixas da população que fala muito em indústria de multas. Vamos dar uma resposta clara, com transparência e fazendo com que os equipamentos sejam visíveis e sirvam ao seu objetivo que é de reprimir a ocorrência de infrações por meio da inibição que esse mecanismo cria”.

Nos locais onde, mesmo com a existência do pardal, continue alta a incidência de acidentes, o Contran recomenda a instalação de barreiras eletrônicas. A partir da publicação da deliberação, os Departamentos de Trânsito (Detrans) têm prazo de 360 dias para elaborar e disponibilizar os estudos técnicos sobre os pardais já instalados. Para colocar as placas e dar visibilidade ao equipamento, o prazo é de 90 dias.

De acordo com o ministro, o investimento em campanhas educativas para o trânsito já soma cerca de R$ 15 milhões..