Não objetivando o esgotamento do assunto, faz-se uma breve análise histórica do instituto da sucessão, bem como da influência da religião e família em sua evolução.
Posts publicados em “História do Direito”
Conteudos sobre História do Direito
O presente artigo versa sobre o insucesso dos juristas em estabelecer formas de punições que impeçam que o infrator tenha vontade de repetir o delito, bem como de outrem de imitá-lo. Para tanto é feito um apanhado histórico e comparações entre Legislações antigas e atuais.
O presente artigo visa estabelecer historicamente aspectos relevantes que permeavam a criação dos primeiros códigos tipicamente nacionais, sobremaneira, a contribuição dos juristas Clóvis Beviláqua e Augusto Teixeira de Freitas.
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise histórica e crítica da formação do ensino jurídico no Brasil no século XIX e da atuação do bacharel neste cenário e no cenário atual, mormente no que diz respeito aos novos horizontes do Direito.
Trata de um restrospecto do ensino jurídico no Brasil, finalizando com a sugestão do uso do Direito Alternativo como meio de solução de conflitos sociais.
O presente artigo narra de forma cronológica a evolução dos ensino jurídico no Brasil, demonstrando a formação dos primeiros bacharéis com o objetivo de compreender a evolução da mentalidade dos operadores do direito.
O mundo viveu muito tempo mergulhado em conceitos patrimonialistas e legalistas, ao ponto de sobrepujar o proprio semelhante dando-lhes velor pecuniário, mas este quadro deve ser mudado com a defesa da Dignidade Humana, colocando a coisa em favor do homem e não o homem em favor da coisa
Analise da história social e política do processo, destacando as relações de poder emanadas deste.
Escola Jurídica com outro aspecto
"O Direito é sempre visto como algo rígido, mas o que temos aqui é um texto evolutivo, que se transforma", afirmou o professor da Eric De Mari, da Universidade de Montpellier, na França, em conferência sobre a "História do Código Civil Francês", proferida no seminário sobre o Bicentenário do Código Civil Francês, que acontece no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Trata-se o presente trabalho de um estudo do Judiciário Brasileiro desde sua origem até os dias atuais sob uma ótica crítica do seu papel no contexto histórico e na Democracia.