Press "Enter" to skip to content

Senado americano veta declaração de emergência de Trump que responde com tuíte: Veto!

Senado vota para rejeitar a declaração de emergência de Trump, estabelecendo o primeiro veto do presidente

O Senado aprovou uma resolução na quinta-feira para derrubar a declaração do presidente Trump de uma emergência nacional na fronteira entre os EUA e o México, com 12 republicanos se juntando a todos os democratas para fazer uma repreensão bipartidária ao presidente.

A resolução de desaprovação foi aprovada na Câmara no mês passado, então o voto do Senado de 59 a 41 anos enviará a medida para a mesa de Trump. Trump prometeu usar o primeiro veto de sua presidência para derrubá-lo, e o Congresso não tem os votos para anular o veto.

“VETO!” Trump twittou momentos após a votação.

Trump tuíta com apenas uma palavra VETO para dizer que a decisão do Parlamento norteamericano de não transformar a construção do muro em emergência nacional

Ainda assim, o voto no Senado foi um exemplo raro de republicanos rompendo com Trump em números significativos em um assunto central para sua presidência – a construção de um muro ao longo da fronteira sul.

“Estou preparado para vetá-lo, se for necessário”, escreveu o magnata na sua conta pessoal no Twitter. “A fronteira sul é um pesadelo humanitário e para a segurança nacional, mas é algo que se pode consertar facilmente!”, acrescentou.

Durante semanas, Trump tentou enquadrar o debate em termos de imigração, argumentando que os senadores republicanos que apoiavam a segurança na fronteira deviam apoiá-lo na declaração de emergência. Mas para muitos legisladores do Partido Republicano, tratava-se de uma questão maior: a própria Constituição, que concede ao Congresso – não ao presidente – o controle sobre os gastos do governo.

Ao declarar uma emergência nacional para contornar o Congresso para obter dinheiro para seu muro, Trump estava violando a separação de poderes e estabelecendo um precedente potencialmente perigoso, argumentaram esses senadores.