Press "Enter" to skip to content

Defensora dos direitos humanos presa no Irã, Narges Mohammadi, ganha o Prêmio Nobel da Paz de 2023

Narges Mohammadi, uma defensora dos direitos das mulheres iraniana que está presa, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2023 pela sua luta corajosa contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta incansável pela reforma social.

Enquanto estava presa, ela recebeu o prestigiado prêmio na sexta-feira por seus esforços “para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”, de acordo com o Comitê Norueguês do Nobel.

“Sua luta corajosa trouxe enormes custos pessoais. Ao todo, o regime prendeu-a 13 vezes, condenou-a cinco vezes e sentenciou-a a um total de 31 anos de prisão e 154 chicotadas”, disse Berit Reiss-Andersen, chefe do Comité Norueguês do Nobel, em Oslo durante o anúncio.

Mohammadi, 51 anos, é uma das principais ativistas dos direitos humanos do Irã que tem feito campanha pelos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte.

Atualmente, ela cumpre múltiplas sentenças na notória prisão de Evin, em Teerã, totalizando cerca de 12 anos de prisão, de acordo com a organização de direitos Front Line Defenders, um dos muitos períodos em que esteve detida atrás das grades. As acusações incluem a difusão de propaganda contra o Estado.

Mohammadi é vice-chefe do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, uma organização não governamental liderada por Shirin Ebadi, laureada com o Prémio Nobel da Paz em 2003.

Ela disse ao The New York Times após a vitória que nunca deixaria de lutar pela democracia e pela igualdade – mesmo que isso significasse permanecer na prisão.

“Continuarei a lutar contra a discriminação implacável, a tirania e a opressão baseada no género por parte do governo religioso opressivo até à libertação das mulheres”, afirmou o jornal, citando-a num comunicado.

“Também espero que este reconhecimento torne os iranianos que protestam pela mudança mais fortes e mais organizados. A vitória está próxima.”

Teerã acusou o comitê do Nobel de interferir e politizar a questão dos direitos humanos.

“A ação do Comitê do Nobel da Paz é um movimento político alinhado com as políticas intervencionistas e anti-iranianas de alguns governos europeus”, disse Nasser Kanaani, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão.

“O comité do Nobel da Paz atribuiu um prémio a uma pessoa condenada por repetidas violações da lei e atos criminosos, e condenamos isto como tendencioso e com motivação política”, acrescentou ele num comunicado divulgado pela comunicação social estatal.