Press "Enter" to skip to content

Preso homem por criar perfil falso no Orkut

A polícia civil de Florianópolis deteve, na noite desta quarta-feira (13), um advogado de 26 anos suspeito de ter criado três perfis falsos no site de relacionamentos Orkut. Duas dessas páginas, disse a polícia, usavam o nome de uma funcionária de um banco de Santa Catarina, onde o homem também trabalhava. Já o terceiro perfil difamava o noivo dela.

O advogado está detido no centro de triagem da polícia civil de Florianópolis e poderá responder na Justiça pelo crime de falsidade ideológica.

O noivo da vítima abriu um boletim de ocorrência no final de 2007 por conta da página falsa em seu nome -– o conteúdo publicado dava indícios de que o noivo era homossexual. No início de 2008 foi criada uma nova conta, esta em nome da funcionária do banco, que associava seu rosto a fotos pornográficas. Na seqüência, a mulher ganhou mais um perfil falso que foi utilizado inadequadamente para interagir com outras pessoas, inclusive do banco onde trabalha.

André Gustavo da Silveira, da equipe de investigação do 1º Departamento de Polícia Civil, conta que a prisão foi feita em flagrante por volta das 19h da quarta, em uma LAN house no centro de Florianópolis. A partir do boletim de ocorrência, os investigadores levantaram informações sobre possíveis suspeitos e passaram a rastrear o advogado na internet. Além disso, contaram com a ajuda de LAN houses da cidade, que monitoravam o suspeito.

Para realizar o flagrante, os policiais esperaram o advogado se logar no Orkut usando os perfis das vítimas. Silveira conta que o homem permaneceu calado depois da detenção, não revelando o motivo que o teria levado a criar as contas falsas.