Press "Enter" to skip to content

Amorim destaca ida de Lula ao Equador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, neste momento, no Congresso Nacional do Equador, da cerimônia de posse do novo presidente do país, Rafael Correa. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presença do presidente brasileiro na cerimônia de posse de Correa sinaliza a importância que o governo brasileiro atribui à integração sul-americana.

De acordo com Amorim, as mudanças políticas no Equador são importantes para o Brasil. Por isso, existe essa nossa solidariedade, completou o chanceler brasileiro. O Equador tem se revelado excelente mercado para as exportações brasileiras. “São quase US$ 800 milhões e também um campo muito fértil para investimentos na área de construção civil e hidrelétricas”.

Ao chegar ao país, o presidente brasileiro foi recebido com honras militares. Depois de passar em revista a tropa formada na Base Aérea de Quito, Lula seguiu para o Congresso Nacional para acompanhar a cerimônia de posse.

Também estão na capital equatoriana para acompanhar a cerimônia de posse os presidentes do Paraguai, Nicanor Duarte; da Bolívia, Evo Morales; do Peru, Alan Garcia; da Colômbia, Álvaro Uribe; da Venezuela, Hugo Chávez; da Nicarágua, Daniel Ortega;do Chile, Michelle Bachelet; e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.