Press "Enter" to skip to content

Em decisão histórica, tribunal grego decide que o partido Golden Dawn, de extrema direita, é um grupo criminoso

Um tribunal grego decidiu na quarta-feira que o partido Golden Dawn de extrema direita estava operando como uma organização criminosa, entregando veredictos de culpado históricos após um julgamento politicamente acusado de cinco anos contra dezenas de réus.

Golden Dawn, fundado como um grupo neonazista na década de 1980, tornou-se o terceiro maior partido da Grécia durante a recente crise financeira do país e era visto como um modelo para muitos grupos de extrema direita em todo o mundo.

O tribunal decidiu que sete dos 18 ex-legisladores do partido, incluindo o líder do partido Nikos Michaloliakos, eram culpados de liderar uma organização criminosa. Os demais foram considerados culpados de participação em uma organização criminosa. Ao todo, havia 68 réus em um julgamento que abrangeu quatro casos.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse que o veredicto “põe fim a um ciclo traumático” na vida pública do país.

“(É) um dia verdadeiramente histórico para a Grécia, a democracia e o Estado de Direito”, ele tuitou após um discurso na televisão. “Depois que o povo grego votou o partido neonazista da Golden Dawn fora do Parlamento na última eleição, hoje o sistema de justiça grego condenou sua liderança por operar como uma organização criminosa.”

Quando a notícia dos veredictos de culpado foi divulgada, gritos e comemorações explodiram entre pelo menos 20.000 pessoas em um comício antifascista em frente ao tribunal de Atenas. Alguns manifestantes atiraram bombas de gasolina e pedras na polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água.

A maratona de julgamento avaliou quatro casos em um: o esfaqueamento fatal do cantor de rap grego Pavlos Fyssas em 2013, os ataques físicos a pescadores egípcios em 2012 e a ativistas de esquerda em 2013 e se Golden Dawn estava operando como uma organização criminosa.

O painel de três juízes também considerou Giorgos Roupakias culpado do assassinato de Fyssas, o que gerou aplausos dentro do tribunal e entre a multidão lá fora. Roupakias foi acusado de ser um apoiador do partido que causou as facadas fatais em Fyssas. Outros 15 réus – nenhum deles ex-parlamentar – foram condenados como cúmplices, enquanto dois foram absolvidos.

Saindo do tribunal, a mãe de Fyssas, Magda Fyssa, que compareceu a quase todas as sessões do tribunal nos últimos cinco anos, ergueu os braços e gritou: “Pavlos conseguiu. Meu filho!”

Todas as cinco pessoas acusadas de tentativa de homicídio contra os pescadores também foram consideradas culpadas, enquanto os quatro acusados ​​de tentativa de homicídio nos ataques contra ativistas de esquerda foram considerados culpados da menor acusação de causar danos corporais. Das 43 pessoas em julgamento por filiação a uma organização criminosa, 15 foram absolvidas e as restantes consideradas culpadas.

Dos 68 arguidos, apenas 11 estiveram presentes, sendo os restantes representados pelos respectivos advogados. Nenhum dos ex-legisladores da Golden Dawn estava no tribunal.

“A decisão demonstra que eles eram apenas uma gangue de bandidos armados com facas que recebiam ordens de cima”, disse Thanassis Kambayiannis, um advogado que representa os pescadores.

Após os veredictos, os advogados de defesa iniciaram as citações antes da sentença, um processo que pode durar vários dias. Os condenados por liderar uma organização criminosa podem pegar até 15 anos de prisão e os condenados por participar até 10 anos. Roupakias enfrenta prisão perpétua.

“A decisão histórica de hoje contra a Golden Dawn envia uma mensagem clara e inequívoca de que crimes de ódio não serão mais tolerados”, disse Eva Cosse da Human Rights Watch à Associated Press. “Vítimas, sobreviventes, suas famílias e a sociedade como um todo finalmente viram a justiça ser feita”.

A segurança foi reforçada no tribunal, com cerca de 2.000 policiais, drones e um helicóptero da polícia implantado.

Do lado de fora do tribunal, o manifestante George Kounanis, que trabalha como defensor da igualdade de emprego para trabalhadores LGBT, disse que ficou aliviado com o veredicto.

“Há anos vivemos sob a ameaça que eles representavam. Eles espancaram, ameaçaram e abusaram verbalmente de casais do mesmo sexo. Eles odeiam tudo que não seja grego e machista ”, disse ele. “Mas nunca nos intimidamos e nunca paramos de falar contra eles. Portanto, parece uma vingança. Muitas pessoas os apoiaram, então não podemos ser complacentes. ”

Políticos de todo o espectro político, desde o partido conservador da Nova Democracia ao Partido Comunista da Grécia e o antigo partido de esquerda no governo Syriza, estavam fora do tribunal.

O cerne da questão era se a sequência de ataques violentos poderia estar ligada à liderança da Golden Dawn. Golden Dawn negou qualquer ligação direta com os ataques e descreveu o julgamento e as acusações contra a liderança do partido como uma “conspiração sem precedentes” com o objetivo de conter o aumento da popularidade.

O partido elegeu membros para o parlamento grego em quatro eleições separadas, mantendo uma presença entre 2012 e 2019. Embora se distanciando de suas origens neonazistas, manteve ligações com grupos de supremacia branca e de extrema direita na Europa e nos Estados Unidos. O Congresso Judaico considerou a decisão “uma decisão bem-vinda e importante”, enquanto o diretor da Amnistia Internacional para a Europa, Nils Muiznieks, argumentou que o veredicto teria um impacto em todo o continente. “As atividades da Golden Dawn expuseram uma fissura que existe não apenas na sociedade grega, mas em toda a Europa e além”, disse ele. “A decisão histórica de hoje é um reconhecimento da ameaça sistêmica representada para nossas sociedades por um grupo violento e racista e um compromisso de que essa ameaça não deve continuar.”

Fonte: AP