Press "Enter" to skip to content

Liminar da Justiça pode tirar YouTube do ar no Brasil

Uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pode tirar do ar, no Brasil, o site de compartilhamento de vídeos na internet YouTube. A decisão do desembargador Ênio Santarelli Zuliani teria como objetivo punir o site por não ter respeitado a decisão da Justiça de retirar o vídeo em que aparece a apresentadora Daniela Cicarelli em cenas íntimas com o namorado Tato Malzoni, em uma praia na Espanha.

O vídeo, filmado sem a autorização do casal, foi divulgado amplamente pela internet. Usuários do site YouTube também divulgaram o vídeo, assim como os sites da Globo.com e do IG (Internet Group). A divulgação levou o casal a entrar com duas ações na Justiça: uma solicitando uma indenização por danos morais contra os sites e outra pedindo a retirada do vídeo do ar.

A solicitação de Cicarelli e de Malzoni foi acatada pela Justiça e o Tribunal de Justiça paulista concedeu uma liminar obrigando os sites a excluir o conteúdo, sob pena de multa diária. O YouTube, comprado recentemente pela empresa norte-americana Google, foi o único a não atender à solicitação da Justiça.

O advogado do casal, Rubens Decoussau Tilkian, disse que “o Tribunal determinou a retirada do vídeo. O Youtube não cumpriu a decisão e continuou veiculando”. Segundo ele, dentro da mesma ação que pediu inicialmente a retirada do vídeo do ar foi solicitado também “o bloqueio do site (YouTube) para os internautas brasileiros até que eles retirem o vídeo em definitivo do site”.

Ele explica que essa nova medida tomada pelo Tribunal de Justiça tem como objetivo “fazer com que a sentença judicial seja cumprida e que haja um respeito pela decisão do tribunal”.

De acordo com ele, a divulgação do vídeo “viola o direito de privacidade e de intimidade” do casal, além de se tratar de “um vídeo desautorizado, captado por um paparazzi, totalmente contrário ao bom jornalismo”. Tilkian se coloca como “defensor da internet”, mas acrescenta que esse “veículo democrático e importante deve atender a alguns limites”.

“A divulgação não pode ser ilimitada, de forma a aferir direitos de terceiros. Nós acompanhamos hoje inúmeros problemas que acontecem com sites de pornografia infantil ou com comunidades que incentivam as drogas, violência e terrorismo. Acredito que são através dessas medidas que conseguiremos atingir um controle, que será vantajoso até mesmo para as próprias empresas de internet, não só para os usuários”, disse.

O advogado explicou que, depois da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, pode haver o julgamento dos recursos pela câmara julgadora para a decisão final do caso.

A assessoria de imprensa da Google Brasil informou que, no momento, a empresa não vai se pronunciar sobre o caso e que está tentando verificar quem deve responder pelo YouTube, já que, apesar de ter sido adquirido pela Google Inc., o site estaria funcionando de forma independente.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo informou à Agência Brasil que o processo corre em segredo de justiça e não se pronunciou sobre o caso.