Press "Enter" to skip to content

PF indicia pilotos do Legacy

Os norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing 737-800 no dia 29 de setembro, foram indiciados hoje (8) pela Polícia Federal.

Segundo nota divulgada há pouco pela assessoria de imprensa da Polícia Federal, “os pilotos da aeronave foram indiciados com base no artigo 261, combinado com os artigos 263 e 258, todos do Código Penal, que prevêem o delito de ‘expor a perigo embarcação ou aeronave’, na modalidade culposa, agravado pelo resultado ‘morte’.”

De acordo com a nota, a decisão de indiciá-los se deu com base em elementos de prova existentes nos autos do Inquérito policial que apontam a falta de cuidados necessários, esperados e exigíveis de um piloto durante a realização de um vôo.

Segundo a nota, os pilotos “exerceram o direito de permanecer em silêncio, mesmo cientificados de que se tratava de um momento em que poderiam exercer suas defesas e expor suas versões e explicações a cerca dos fatos”. O fato dos pilotos terem permanecido em silêncio, segundo a nota, não altera a decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, expedida no último dia 5, que determinou a devolução de seus passaportes.

Os dois pilotos chegaram por volta das 8 horas da manhã de hoje para prestar depoimento na sede da Superintendência regional da PF de São Paulo e deixaram o local seis horas depois.

As investigações ainda não foram encerradas e outras condutas poderão ser apontadas como causas do acidente. De acordo com a nota, o Inquérito policial deverá ser remetido à Justiça Federal de Sinop-MT, no próximo dia 13 de dezembro, com pedido de novo prazo para prosseguimento nas investigações.