O ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso determinou hoje (1º/10) o encaminhamento de ofício à Secretaria de Segurança Pública do estado do Pará em que solicita o envio, ao STF, do Inquérito que apurou o suposto envolvimento do senador Jader barbalho em irregularidades na emissão de cheques administrativos do Banpará.
O despacho reitera ofício anterior, encaminhado pelo ministro em 21 de setembro com a mesma finalidade, mas ainda não atendido.
Nele, o ministro requer urgência no envio dos autos do Inquérito, que “estariam arquivados, possivelmente, na delegacia de Ordem Social, onde tramitou”.
O ministro Carlos Velloso é o relator no STF do Inquérito (INQ-1769) que investiga os desvios de verbas do Banco do Estado do Pará, que teriam beneficiado o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), segundo a Procuradoria Geral da República.
A Procuradoria Geral da República é responsável pelo pedido de quebra do sigilo bancário do senador Jader Barbalho – no período de 1o de janeiro de 1984 a 30 de junho de 1990, pelo suposto envolvimento dele no caso Banpará.
O ministro Carlos Velloso é relator ainda do Inquérito (INQ-1763) que apura o suposto envolvimento do senador Jader Barbalho na venda irregular de Títulos da Dívida Agrária (TDAs).