Press "Enter" to skip to content

EUA irão admitir entrada de visitantes imunizados com todas as vacinas aceitas pela OMS, incluindo CoronaVac

Os Estados Unidos aceitarão o uso por visitantes internacionais de vacinas COVID-19 autorizadas pelos reguladores dos EUA ou pela Organização Mundial da Saúde, disseram os Centros para Controle e Prevenção de Doenças na noite de sexta-feira.

Em 20 de setembro, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos em novembro suspenderiam as restrições de viagens a viajantes de 33 países, incluindo China, Índia, Brasil e a maior parte da Europa, que estão totalmente vacinados contra COVID-19. Não especificou então quais vacinas seriam aceitas.

Uma porta-voz do CDC disse à Reuters na sexta-feira: “Seis vacinas que são autorizadas / aprovadas pela FDA ou listadas para uso emergencial pela OMS atenderão aos critérios para viagens aos EUA”.

Na noite de sexta-feira, o CDC disse que “no início desta semana, para ajudá-los a preparar seus sistemas, informamos as companhias aéreas” sobre as vacinas que seriam aceitas e acrescentou: “O CDC divulgará orientações e informações adicionais assim que os requisitos de viagem forem finalizados”.

Airlines for America, um grupo comercial que representa a American Airlines Co, Delta Air Lines, United Airlines e outros, disse que estava “satisfeita com a decisão do CDC de aprovar uma lista de vacinações autorizadas para viajantes que entram nos Estados Unidos. Esperamos trabalhar com a administração para implementar esta nova vacina global e estrutura de testes até o início de novembro de 2021. “

Alguns países pressionaram a administração de Biden para aceitar as vacinas aprovadas pela OMS, uma vez que as vacinas autorizadas pela Food and Drug Administration dos EUA não são amplamente utilizadas em todos os países.

Os Estados Unidos admitirão viajantes totalmente vacinados dos 26 chamados países Schengen da Europa, bem como da Grã-Bretanha, Irlanda, China, Índia, África do Sul, Irã e Brasil. As restrições sem precedentes dos EUA barraram a maioria dos cidadãos não americanos que estiveram nesses países nos últimos 14 dias.

Os novos requisitos da vacina COVID-19 agora se aplicam a quase todos os estrangeiros que voam para os Estados Unidos – incluindo aqueles não sujeitos às restrições anteriores.

O CDC ainda deve finalizar e publicar novas regras de rastreamento de contratos para visitantes internacionais, que serão enviadas à Casa Branca para revisão em 15 de setembro.

O CDC também deve detalhar regras para exceções, que incluem crianças ainda não elegíveis para vacinas, bem como para visitantes de países onde as vacinas não estão amplamente disponíveis. A administração também deve decidir se admite visitantes que fazem parte dos ensaios clínicos do COVID-19 ou se contraíram o COVID-19 recentemente e ainda não são elegíveis para vacinação. (Reportagem de David Shepardson; Edição de Leslie Adler e David Gregorio)