Press "Enter" to skip to content

Julgamento de executivos da France Telecom sobre suicídios de 35 funcionários se aproxima do fim

O julgamento de ex-chefes da France Telecom, incluindo seu ex-presidente-executivo, sobre uma onda de suicídios na empresa foi fechado na quinta-feira com os acusados ​​correndo o risco de até um ano de prisão.

Entre 2008 e 2009, 35 funcionários da antiga empresa estatal de telecomunicações, agora chamada Orange, tiraram suas próprias vidas durante um plano de reestruturação em que patrões decidiram cortar mais de um quinto da força de trabalho.

O ex-presidente-executivo Didier Lombard e seis outros executivos seniores estão enfrentando acusações de colocar em prática um sistema de “assédio institucional” com o objetivo de forçar os trabalhadores a se demitirem

Os promotores pediram à Lombard e aos outros dois ex-altos executivos que cumprissem um ano de prisão e recebessem 15.000 euros em multas, cada um deles caso fossem condenados pelas acusações de assédio moral.

Os advogados da Lombard devem dar a declaração final para a defesa ainda nesta quinta-feira e pedir que ele seja absolvido, enquanto os próprios réus também terão a chance de falar. O julgamento será então adiado e ainda não está claro quando o veredicto será dado.

Algumas das vítimas, incluindo uma que pulou de uma janela do quinto andar na frente de seus colegas, deixaram anotações expressando profunda infelicidade no trabalho.

As mortes causaram muita introspecção sobre a cultura do local de trabalho em uma época em que muitas empresas francesas estavam sob pressão para serem mais competitivas.

A investigação concentrou-se nos casos de 39 empregados, 19 dos quais se suicidaram, 12 que tentaram e oito que sofreram de depressão aguda ou que foram afastados do trabalho como resultado disso.

Quando o julgamento foi iniciado em maio, Lombard, 77 anos, rejeitou qualquer responsabilidade pela série de suicídios durante a reestruturação, dizendo: “Não há nada que eu possa ter feito”.

Ele renunciou sob pressão em 2010 depois de vários comentários depreciativos, incluindo um dizendo que ele iria “levar as pessoas a sair de uma maneira ou de outra, seja através da janela ou da porta” e outra referindo-se a uma “moda suicida” na empresa.

Também sob julgamento e com risco de pegar um ano de prisão estão o ex-número dois da Lombardia Louis-Pierre Wenes e Olivier Barberot, que era chefe de recursos humanos na época.

Os outros quatro executivos podem receber multas de até 10 mil euros e oito meses de prisão se forem consideradas culpadas.

Mas a própria France Telecom também está sendo julgada por acusações de assédio moral, em um primeiro pedido de uma empresa blue-chip listada na bolsa de valores CAC 40 da França. Os promotores querem receber uma multa de 75 mil euros.

As famílias e sindicatos das vítimas acusam a France Telecom de implementar um sistema em seus quase 23 mil locais em todo o país, que inclui a obrigatoriedade de mudança de emprego ou mudança para o trabalho.

Em julho de 2008, um técnico de 51 anos de idade de Marselha se matou, deixando uma carta acusando os chefes de “gerenciamento pelo terror”.

Lombard argumentou que estava lutando para salvar a France Telecom da falência após sua privatização em 2004.

Embora os réus tenham reconhecido que a reestruturação seria difícil para os funcionários, eles negaram que envolvesse assédio moral, que é definido como “atos frequentemente repetidos cujo objetivo ou efeito é a degradação das condições de trabalho”.

Claudia Chemarin, advogada da France Telecom, disse que não é possível provar qualquer “elemento intencional de assédio em relação a cada uma” das vítimas.

Com informações da AFP