Press "Enter" to skip to content

TJ do Rio suspende o concurso

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, determinou hoje (dia 10 de dezembro) a suspensão das provas do concurso público do Tribunal de Justiça do Rio para os cargos de técnico de atividade judiciária e analista judiciário, que seriam realizadas no próximo domingo, dia 16. Ele mandou intimar o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organizador do processo seletivo, devido à quebra de sigilo das provas do exame de admissão para a Polícia Rodoviária Federal, também sob responsabilidade da instituição.

Segundo o corregedor, o vazamento das provas e gabarito para a seleção da Polícia Rodoviária Federal, veiculada ontem na imprensa, macula a credibilidade do concurso de acesso ao Tribunal de Justiça, recomendando a sua suspensão por prazo indeterminado, até que se obtenham maiores elementos da mencionada apuração. Ele baseou sua decisão nas informações da Procuradoria da República no Município de São João de Meriti, que confirmou a quebra do sigilo do exame.

“A transparência do concurso público é da essência dos critérios de ingresso às carreiras estatais, não comportando dúvidas que infundam nos concursandos o receio de favorecimentos, no caso, lastreadas em procedimento apuratório conduzido pelo Ministério Público Federal. Não podemos, portanto, colocar cerca de 70 mil inscritos em dúvida. Vou fazer o que for mais seguro para a lisura do concurso, sendo que por ora as provas estão suspensas”, afirmou Zveiter.

O desembargador disse ainda que as inscrições continuam valendo e que os candidatos deverão receber brevemente um comunicado sobre os próximos passos que serão tomados pela corregedoria. Somente com o desenvolvimento das apurações que estão sendo feitas pela Procuradoria Geral da República, é que o corregedor avaliará se o contrato com o NCE será mantido ou não. “Designei um juiz auxiliar para acompanhar junto aos Procuradores o andamento das investigações” esclareceu o desembargador Luiz Zveiter.

O TJ do Rio está oferecendo 66 vagas para técnico, com vencimentos de R$ 2.033,37, e 72 para analista, com remuneração mensal de R$ 3.348,96. O prazo de validade do concurso é de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Corregedoria Geral da Justiça. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Poder Judiciário em 8 de outubro. As inscrições aconteceram no período de 18 de outubro a 13 de novembro.

O candidato aprovado receberá 80% do valor durante o período de estágio experimental (seis meses), considerado uma etapa do concurso. Após, se for nomeado para o cargo, terá direito a receber a diferença. A jornada de trabalho é de oito horas diárias, totalizando 40 semanais.