Press "Enter" to skip to content

Penhora online de veículos deve começar até final do ano

Deve começar a funcionar até o final do ano o sistema que permitirá a juízes bloquear a transferência de veículos pela internet, em tempo real. O Conselho Nacional de Justiça trabalha em conjunto com diversos órgãos para implementar este serviço. O grupo, formado pelo Departamento Nacional de Transito (Denatran), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Secretaria da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, esteve reunido na sede do CNJ nesta quarta-feira (09/08).

O sistema virtual de bloqueio de transferência de veículos facilitará o andamento dos processos e dará mais eficiência à Justiça. Na reunião desta quarta-feira foram definidos os níveis de funcionalidade da ferramenta e acesso do sistema para servidores e magistrados. Além disso, também foram discutidos mecanismos que estimulem a utilização do meio eletrônico, em detrimento ao papel, no momento que o magistrado faz o bloqueio de transferência do carro.

“Esta reunião foi marcada por definições importantes. Agora, os trabalhos continuam no âmbito da Comissão de Informatização”, explica o conselheiro Douglas Rodrigues, que coordena a comissão. “Ações desse tipo servem apara estreitar as parcerias entre o Judiciário e outros órgãos, o que só gera benefícios para a Justiça”, lembra.

A próxima reunião do grupo acontece dia 30 de agosto