Press "Enter" to skip to content

Heloísa Helena: desemprego é a face mais “perversa” do capitalismo

Heloísa Helena: desemprego é a face mais perversa do capitalismo

Em discurso no plenário nesta sexta-feira (23), a senadora Heloisa Helena (sem partido-AL) afirmou que o desemprego é a face mais perversa do capitalismo. Heloísa disse que, se não houvesse recursos a serem disponibilizados para educação, saúde, moradia, saneamento básico, de forma a diminuir o desemprego e melhorar a situação de vida da população, o jeito seria “socializar a miséria”. Mas a senadora acredita que a situação não é essa. Considera inadmissível que um país que gera tanta riqueza mande 60% de seus recursos para pagar bancos estrangeiros e que 48% da riqueza que fica no país se concentrem nas mãos de 0,01% das famílias.

“Enquanto isso, a gigantesca maioria do povo brasileiro é submetida à dor, à miséria e ao sofrimento”, disse Heloísa. A senadora comentou ainda a estranheza em ver no dia 21 de abril a comemoração do feriado de Tiradentes feita por uma elite que envia as riquezas do país ao estrangeiro. Heloísa Helena lembrou que Tiradentes e mais um grupo de rebeldes foram mortos em 1780 por serem contra a “derrama”, o saque de 20% da produção de ouro brasileiro pela coroa portuguesa.

– Nesse movimento de rebelião popular, um grupo de brasileiros lutava contra a derrama. E hoje não se consegue vincular o passado com a derrama que continua sendo feita nos cofres públicos brasileiros para encher a pança dos banqueiros internacionais – disse.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que falta experiência ao governo federal. Heloísa Helena registrou ainda a passagem do Dia do Índio, comemorado no último dia 19, e pediu aprovação do Estatuto do Índio.