Press "Enter" to skip to content

Nilson Naves: Brasil não pode continuar sendo um país de desproporções

O Brasil não pode continuar sendo um país em que há uma desproporção entre ricos e pobres. Nós temos que encontrar caminhos para que haja uma melhor distribuição de renda para que o Estado se torne mais social. A afirmação do ministro Nilson Naves, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi feita hoje (26) em Maceió, onde se encontra para assistir à posse do ministro Humberto Gomes de Barros na Academia Alagoana de Letras.

Naves acredita que o STJ e o Conselho da Justiça Federal, órgão que também preside, tem contribuído. “Estamos dando a nossa colaboração, como se pode ver pela instalação dos juizados especiais federais, proporcionando a oportunidade a uma boa camada da população que não tinha acesso ao Judiciário , que possa agora chegar até ele“, acredita.

Por esses juizados já caminham mais de trezentas mil ações. “Era uma demanda reprimida que agora esta tendo acesso à Justiça“, afirmou. O ministro entende que, a partir daí, está “ se criando caminho para um verdadeiro estado democrático de direito”.

Outro exemplo citado por Naves foi a criação, Brasil afora, das varas federais especializadas em lavagem de dinheiro e nos crimes contra o sistema financeiro. “Com isso estamos dando a nossa grande contribuição para minimizar a violência, que “é o grande tormento de hoje no Brasil“. Segundo ele, se nós atacarmos o crime grande, ou o grande crime, aquele que se organizou, teremos também condições de atacar o crime pequeno.