O Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Precioso, disse hoje (8) que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, dispensou os seguranças da Polícia Federal em sua viagem ao Rio de Janeiro.
Ela e o vice-presidente do STF, Gilmar Mendes, foram assaltados na noite de ontem (7) no trajeto que os levava da Base Aérea do Galeão ao centro da cidade. Eles estavam acompanhados por seguranças do Tribunal de Justiça do Rio.
O secretário Roberto Precioso disse que os dois deveriam ter sido acompanhados pela PF durante o trajeto. “Alguém falhou. O ideal seria ela ter pedido segurança da Polícia Federal “, afirmou. Ele disse que conversou na noite de ontem com a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, que mostrou preocupação e pediu empenho na apuração do caso.
De acordo com o secretário, quase dez ladrões cercaram vários carros numa falsa blitz, incluindo o carro dos ministros. Dois bandidos foram mortos, conforme disse, após trocarem tiros com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele confirmou que os bandidos levaram o carro oficial, um Zafira branco, posteriormente encontrado na zona norte da cidade, e pertences pessoais dos dois ministros. Outros carros também foram assaltados.
O secretário participou nesta manhã da cerimônia de formatura de novos integrantes da Polícia Federal, entre delegados, agentes, papiloscopistas, escrivães e peritos. A solenidade aconteceu na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.