Pressione "Enter" pra pular este conteúdo

Exame da OAB de Goiás reprova 66,42% dos candidatos

O Exame de Ordem realizado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás nos meses de agosto e setembro últimos reprovou 66,42% dos candidatos que compareceram às provas. Segundo as estatísticas divulgadas pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da entidade, do total de 2.419 inscritos, 2001 alunos compareceram ao teste. Desse universo, 1.329 foram reprovados (66,42%) e 642 aprovados (32,08%). O restante (1,50%) corresponde ao índice de provas anuladas. Nestes números não estão computados os indeferidos e as abstenções.

A Universidade Federal de Goiás teve o maior número de alunos aprovados. Dos 66 estudantes da UFG que se inscreveram, 25 passaram (37,88%) nas duas etapas do Exame de Ordem. Em seguida, aparecem a UCG com 36,56% dos alunos aprovados e o Centro de Ensino Superior de Catalão, com 30,19% dos 53 estudantes inscritos aprovados.

O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, lembra que resultados com baixa aprovação não são comemorados. “Nos interessa fazer uma seleção correta, uma seleção coerente. A OAB aplica as provas dentro do que é um mínimo padrão de conhecimento para quem queira ingressar na profissão”, explicou.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, Eládio Augusto Amorim Mesquita, acrescenta que a entidade está preocupada com o aprimoramento do exame. “Tanto é que fizemos recentemente um seminário em que convidamos todas as instituições de ensino instaladas em Goiás e o Exame de Ordem não recebeu nem uma grande crítica”.

O bacharel em Direito que desejar exercer a profissão de advogado deve prestar o Exame da Ordem, que tem provas realizadas três vezes ao ano no Estado (março, agosto e dezembro). O Exame é realizado em duas fases: a primeira composta por questões objetivas e a segunda, por uma prova discursiva.