Press "Enter" to skip to content

Revisão da lei de armas começa na Nova Zelândia depois de tiroteios em mesquita de Christchurch

O gabinete da primeira-ministra Jacinda Ardern resolveu nesta segunda-feira rever as leis de armas da Nova Zelândia depois que o pior tiroteio em massa da história moderna na nação deixou 50 mortos.

Ardern disse a repórteres em Wellington que os ministros haviam tomado “decisões em princípio em torno da reforma de nossas leis sobre armas” e faria um anúncio sobre as mudanças propostas antes que o Gabinete se reúna na próxima segunda-feira.

Primeiro Ministra Ardern Realiza Conferência de Imprensa em Wellington

“Isso significa que no prazo de 10 dias a partir deste terrível ato de terrorismo, teremos anunciado reformas que, acredito, tornarão nossas comunidades mais seguras”, disse ela.

A nação está se recuperando do ataque terrorista aparentemente bem planejado de sexta-feira em que um atirador abriu fogo contra fiéis em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Ilha Sul, e transmitiu ao vivo os tiroteios para a mídia social. A polícia recuperou duas armas semiautomáticas, duas espingardas e uma arma de fogo de ação de alavanca, que o atacante podia ter legalmente porque tinha uma licença de arma de categoria A.

A taxa de posse de armas da Nova Zelândia subiu na última década para se tornar uma das mais altas do mundo, ainda que sua taxa de homicídios permaneça bem abaixo das normas globais, já que muitas dessas armas pertencem a caçadores e agricultores. O governo anterior em 2017 rejeitou as recomendações de um Inquérito parlamentar para apertar as leis.

Ardern indicou que sua resposta aos tiroteios na mesquita pode ecoar a tomada na Austrália, que promulgou amplas reformas após um massacre em 1996, deixando 35 pessoas mortas.

Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos, compareceu ao tribunal no fim de semana acusado de uma acusação de homicídio e deve enfrentar novas acusações, segundo a polícia. Ele não apareceu em nenhuma lista de vigilância de segurança do governo, nem teve antecedentes criminais na Nova Zelândia.

A posse civil de armas na Nova Zelândia aumentou 62% desde 2005, de acordo com GunPolicy.org, um grupo de prevenção de armas de fogo, com o número total de armas, tanto legais quanto ilícitas, chegando a 1,5 milhão em 2017.

No entanto, os assassinatos usando armas são raros. Na década de 2015, houve apenas dois anos em que o número desses homicídios chegou a 10 ou mais. A taxa global de homicídios da nação de 1,2 por 100.000 pessoas está bem abaixo da taxa global de 6,4, de acordo com um relatório da OMS de 2015.

Licenças de armas podem ser obtidas a partir dos 16 anos de idade. Os moradores devem comparecer ao escritório de armas da polícia, normalmente na delegacia, para se apresentar pessoalmente. Há restrições em armas semi-automáticas, e as licenças dos revendedores de armas devem ser renovadas anualmente.

Um Inquérito parlamentar divulgado em abril de 2017 exigiu registros mais rígidos de armas, mais controles sobre traficantes e proprietários de armas e a criação de uma nova categoria de armas semi-automáticas restritas. A maioria das recomendações foi rejeitada pelo governo, então governada pelo Partido Nacional de centro-direita.

A Austrália realizou uma grande revisão das leis de posse de armas após o massacre de 1996 na cidade turística de Port Arthur. O primeiro-ministro conservador, John Howard, enfureceu o lobby de armas e alguns eleitores rurais ao aprovar rapidamente a legislação que proibia armas semiautomáticas e apertava as regras de registro. Acredita-se que as mudanças tenham tornado os tiroteios em massa relativamente raros no país.

Austrália tentou controle de armas e aqui está o que aconteceu

A Austrália costumava ter um sério problema com a violência armada. Mas em abril de 1996 tudo mudou.

“As reformas da Austrália depois de Port Arthur deveriam ser uma inspiração para todas as nações”, disse Hera Cook, professora de saúde pública em Wellington para a Universidade de Otago. “O debate sobre a reforma das armas aqui é impulsionado pelo lobby das armas, mas deve ser centrado em torno do princípio de que os neozelandeses merecem ser mantidos em segurança”.

Junto com a proibição de semi-automáticas, ela diz que a Nova Zelândia precisa de uma repressão à publicidade de armas e um registro de todas as armas de fogo.

Crescimento das Vendas

As lojas de armas relataram um aumento das vendas em todo o país no sábado, incluindo semi-automáticas, munições e revistas, enquanto as pessoas correram para adquiri-las antes do governo agir, segundo o site Newsroom.

O site de leilões da Nova Zelândia, Trade Me, disse na segunda-feira que está suspendendo a venda de armas semi-automáticas enquanto aguarda mais clareza do governo.

“Queremos trabalhar com a polícia, políticos e governo”, disse a empresa de armamentos Owners United N.Z., um grupo que afirma representar os atiradores recreativos, em um post no Facebook no sábado. “Nós apenas pedimos que quaisquer mudanças potenciais sejam consideradas racionalmente e que o processo democrático adequado seja seguido.

Com informações das Agências Internacionais, Parlamento Neo Zelandês,
Firearm Owners United N.Z.