Mais um Estado anunciou adesão à unificação do conteúdo do Exame de Ordem: o Rio de Janeiro. Com a adesão dos cariocas, sobe para 18 o número de Estados brasileiros que aplicarão, no dia de hoje (15), provas com o conteúdo unificado. A primeira etapa do primeiro Exame de Ordem do primeiro semestre de 2007 (prova objetiva) será realizada hoje em todas as 27 Seccionais da OAB. Participarão do primeiro Exame de Ordem com conteúdo igual nesta edição, além do Rio, os nove da região nordeste e mais o Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Tocantins.
A decisão foi tomada pelo Conselho da OAB-RJ. “Uma entidade como a OAB-RJ, que defende a necessidade da terceirização dos concursos para o Judiciário – a exemplo do que já fazem o Executivo e o Legislativo – teria que dar o exemplo em sua própria casa”, afirmou o presidente da OAB fluminense, Wadih Damous. “Isto não significa que nos consideramos desonestos ou que as administrações dos tribunais o sejam, mas que somos entes públicos e devemos agir com transparência, para que se afaste qualquer suspeita sobre os concursos que são realizados”.
O objetivo, ainda segundo o presidente da OAB-RJ, é informatizar e profissionalizar a aplicação do exame, evitando possíveis fraudes. No que diz respeito à elaboração das provas, haverá mais cuidado na escolha das questões, já que os examinadores deverão justificar as respostas indicadas. Outra novidade é que as provas terão o mesmo conteúdo, mas a ordem das questões será diferente. Após a aplicação, as provas serão escaneadas e enviadas para Brasília. O bacharel terá acesso apenas à sua prova, identificada digitalmente e ao gabarito correspondente. Os recursos também serão feitos e apreciados pelos examinadores via internet e sem identificação. O segundo Exame de Ordem deste ano será realizado no mês de agosto.