Press "Enter" to skip to content

Cobrança indevida de serviços não prestados gera indenização

Empresa de telefonia que cobrou por serviços não prestados, ocasionando registro do nome do cliente no SPC, terá de pagar R$ 6 mil. A decisão da 6ª Câmara Cível do TJRS confirmou a sentença da Comarca de São Leopoldo e deu provimento a ação de ressarcimento por danos morais contra Telemar Norte Leste S/A – Telemar RJ.

O relator do processo, Juiz-Convocado José Conrado de Souza Júnior, concluiu que o autor foi inscrito indevidamente pela empresa ré em cadastro restritivo de crédito e que o cliente jamais possuiu linha telefônica na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Considerou que foi um equívoco da empresa proceder à cobrança de contas telefônicas, cujo titular não era o autor. Por razão de cobrança indevida ele permaneceu no cadastro de inadimplentes do sistema de proteção ao crédito. O Desembargador Ubirajara Mach de Oliveira, integrante da Câmara, acompanhou o voto do relator.

Para o Desembargador Osvaldo Stefanello, que teve seu voto vencido no julgamento da Câmara, a restrição de crédito constitui dano material e não moral, pois teve acesso negado a compra e não abalo à honra. O magistrado afirmou, ainda, que a inclusão do nome no SPC ocorreu no dia 16 de janeiro de 2004, a pedido da Embratel. Assegurou que os registros feitos pela Telemar somente ocorreram em abril do mesmo ano, portanto, em data posterior.