Press "Enter" to skip to content

Fumar será proibido na Espanha

Entre os maiores fumantes da Europa, os espanhóis vão em breve ser proibidos de acender cigarros em locais de trabalho e em quase todos os ambientes públicos do país sob pena de fortes multas. A determinação está num projeto de lei aprovado nesta sexta-feira pelo governo, que agora será levado ao Parlamento para aprovação e poderia entrar em vigor em 1º de janeiro de 2006.

O projeto também veda a compra de cigarros por menores de 18 anos, proíbe publicidade em todos os meios de comunicação e o patrocínio de eventos.

Descumprir a proibição de publicidade pode render multa de até US$ 784 mil (600 mil euros) às empresas. Quem simplesmente acender um cigarro no local errado será multado em 30 euros.

– O projeto que aprovamos servirá para evitar que mais pessoas comecem a fumar, proteger não-fumantes e ajudar quem fuma a parar – disse a vice-primeira-ministra Maria Teresa Fernandez de la Vega.

Mais de 30% dos espanhóis são fumantes e, todos os anos, 50 mil pessoas morrem no país de doenças decorrentes do hábito, o equivalente a 16% de todas as mortes de quem tem mais de 35 anos. Sozinho, o cigarro mata mais do que Aids, álcool, drogas e acidentes de trânsito juntos. Por isso, o tabagismo é tratado pelo governo espanhol como um dos problemas de saúde mais graves do país.

Até agora, fumar era proibido apenas em alguns locais fechados, como estações de metrô, e jovens tinham que ter mais de 16 anos para comprar cigarros.

Cinco mil pessoas deixariam de morrer por ano caso as medidas consigam diminuir o número de fumantes em 10%, diz um informe do governo. Irlanda, Itália e Malta já proibiram seus cidadãos de fumar em locais públicos.