Press "Enter" to skip to content

Mesmo inadimplente, segurado só pode ter cobertura suspensa após comunicação oficial

Contrato de seguro de automóvel só pode ter seus efeitos suspensos após interpelação promovida pela contratada ao segurado inadimplente. A decisão dos ministros integrantes da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) favorece a publicitária Lucilene Fantuci. Ela fez o seguro de seu carro junto à Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais para pagamento em quatro parcelas, quitando as duas primeiras e atrasando as duas últimas. O veículo acabou sendo roubado e encontrado após uma colisão, com perda total. A seguradora recusou-se a pagar a indenização, cancelando a apólice automaticamente. Com a decisão do STJ, Lucilene vai receber a indenização contratada, deduzidos os valores da sucata e das prestações atrasadas.

Quando entrou com a ação de indenização contra a companhia de seguros, a publicitária afirmou ter firmado o contrato com vigência de agosto de 1995 a agosto de 1996. Depois de pagar as duas primeiras parcelas, no valor de R$ 203,62 cada uma, perdeu o emprego e deixou de pagar aquelas referentes aos meses de outubro e novembro de 1995. No dia 14 de dezembro, o carro foi roubado e encontrado pela polícia, totalmente destruído, na rua Tereza Cristina, na cidade de São Paulo. No entanto, a Justiça paulista julgou a ação improcedente.

Ao recorrer ao STJ, a consumidora alegou que o inadimplemento parcial não afasta seu direito a receber a indenização. A Porto Seguro, por outro lado, insistiu que o pagamento do prêmio é requisito essencial para o segurado exigir da seguradora o cumprimento de sua obrigação. “Aliás, compulsando as cláusulas do contrato, pode-se notar que a obrigação do segurador surge após a quitação pontual do prêmio”.

O relator do recurso no STJ, ministro Aldir Passarinho Junior, afirma que a matéria ainda gera discussões no âmbito do STJ. O relator esclareceu que dois órgãos fracionários do Tribunal têm entendimentos diversos. Ele citou julgamento de abril deste ano, quando a Terceira Turma decidiu não ser devida “a indenização decorrente de contrato de seguro durante o período de mora, no qual o seguro existe, mas não opera efeitos. A indenização só é devida se o pagamento do prêmio é efetuado antes da ocorrência do sinistro”.

Já em abril de 1996, a Quarta Turma do STJ firmou posição no sentido do incabimento da recusa à cobertura. “A companhia seguradora não pode dar por extinto o contrato de seguro, por falta de pagamento da última prestação do prêmio”. Conforme este entendimento, a resolução do contrato deve ser requerida em juízo, para avaliar se o inadimplemento é suficiente para a extinção do contrato.

Seguido em seu voto pelos demais integrantes da Segunda Seção, o relator adotou uma linha mais flexível, intermediária entre as decisões anteriores do Tribunal. “Atento ao fato de que a via judicial é extremamente onerosa, obrigar-se a seguradora, todas as vezes em que houver atraso no pagamento de uma parcela, a ingressar com uma ação postulando a resolução do contrato, é, na prática, o mesmo que impedir a contratada de exercer seu direito de defesa”.

O ministro Aldir Passarinho concluiu ser necessária e suficiente “a interpelação feita ao segurado, advertindo-o sobre a mora e a suspensão dos efeitos do contrato até o pagamento, para eficazmente impedir procedimento igualmente lesivo do contratante, sob pena de se estimular o ilegítimo hábito de não pagar. Em suma, dispenso o ajuizamento da ação pela seguradora, admitindo, no entanto, a suspensão do contrato após interpelação promovida pela contratada ao segurado, colocando-o em mora”.

No caso da publicitária, não houve a interpelação para constituição em mora, nem a ação judicial para a resolução do contrato. De acordo com o relator, “sem tais requisitos, a seguradora não poderia dar como dissolvido o contrato automaticamente, deixando de pagar a indenização contratada”. Sendo assim, o relator julgou a ação procedente e determinou à seguradora o pagamento da indenização, deduzidas as prestações atrasadas e o valor da sucata, tudo monetariamente atualizado e acrescido dos juros moratórios legais.