Press "Enter" to skip to content

Poucos são aprovados na prova para Juiz de Direito

Apenas 52 candidatos, dos 1.650 inscritos, foram aprovados na prova preliminar para juiz de Direito que o Tribunal de Justiça realizou no dia 27 de maio. O número de aprovados nessa primeira fase já é bem menor que o número de vagas existentes, 115 no total, o que indica que a Justiça do Rio continuará com falta de juizes. Os candidatos aprovados vão passar por mais três etapas e ainda pelo processo de vitaliciamento. No ano passado, só nove candidatos chegaram ao Tribunal de Justiça.

A curiosidade este ano é que o número de mulheres aprovadas não foi maior do que o de homens, conforme vinha acontecendo nos últimos concursos, mas também não foi menor: 26 homens e 26 mulheres foram aprovados. No ano passado, só nove candidatos chegaram ao Tribunal de Justiça. “Vamos ver se dos aprovados este ano conseguimos aproveitar pelo menos uns 30”, comentou o presidente do TJ/RJ, desembargador Marcus Faver.

O baixo aproveitamento dos candidatos nas provas e o aumento na procura da Justiça tem sobrecarregado as primeira e segunda instâncias. Para minimizar o problema, o Tribunal de Justiça criou 15 novos cargos de desembargadores e vai passar a pagar uma gratificação para o juiz que acumular funções.