Press "Enter" to skip to content

Melhorias públicas não aumentam indenização paga em imóvel

Os proprietários de um imóvel desapropriado pela prefeitura da estância turística de São Roque (SP) receberão indenização 2.036 vezes menor do que a pretendida porque as melhorias públicas ocorridas na região onde fica o terreno não devem ser consideradas. Decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça confirmou que deve prevalecer o primeiro laudo feito em 1975, que avaliou o lote em CR$ 528.819,00 mil, e não o último, realizado em 1992, que estimou o valor em CR$ 1.077.040.037,30. A decisão do STJ fundamentou-se no entendimento de que o valor do terreno não é o atual, mas sim da época do ajuizamento da ação de desapropriação.

Em 1973, o imóvel, de propriedade do Sistema Educacional Barão, foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação com a finalidade de construção de uma escola pública de primeiro grau. Na primeira avaliação, constatou-se que o lote de 5.052 metros quadrados, localizado no centro comercial da cidade, em local com infra-estrutura deficiente, estava sujeito a alagação. Passados 17 anos, o segundo perito judicial verificou que o imóvel, praticamente plano, localiza-se em região residencial e comercial, servida de benfeitorias públicas. As fotografias produzidas nessas duas ocasiões confirmam as significativas mudanças ocorridas no período.

“Evidentemente, com a realização do segundo laudo, a situação do imóvel desapropriado sofreu inúmeras mudanças e para melhor, e isto em razão das obras realizadas pelo próprio poder público com imposto arrecadado pelos senhores contribuintes”, afirmou o desembargador Pires de Araújo, relator do recurso de apelação do município paulista, julgado favoravelmente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A avaliação, segundo ele, não pode ser influenciada por “fatores estranhos ou supervenientes”.

No recurso contra decisão do TJ ajuizado no STJ, os proprietários do Sistema Educacional Barão sustentam que devido à demora no julgamento da ação de desapropriação foi necessária uma nova avaliação do lote para recompor o valor, já que no período ocorreram mudanças decorrentes dos planos econômicos e da inflação. O relator do recurso, ministro Francisco Peçanha Martins, esclareceu que a realização de uma nova perícia foi aceita pelo TJ, já que o Município era parcialmente responsável pela demora no julgamento por ter permitido o arquivamento do processo. O que foi rejeitado foi o valor dessa segunda avaliação, que “abarcou melhoramentos feitos pelo Município”. Para o TJ, se acolhida tal indenização “absurda” haveria enriquecimento sem justa causa dos expropriados.

&Processo: Resp 283321