Apenas 52 candidatos, dos 1.650 inscritos, foram aprovados na prova preliminar para juiz de Direito que o Tribunal de Justiça realizou no dia 27 de maio. O número de aprovados nessa primeira fase já é bem menor que o número de vagas existentes, 115 no total, o que indica que a Justiça do Rio continuará com falta de juizes. Os candidatos aprovados vão passar por mais três etapas e ainda pelo processo de vitaliciamento. No ano passado, só nove candidatos chegaram ao Tribunal de Justiça.
A curiosidade este ano é que o número de mulheres aprovadas não foi maior do que o de homens, conforme vinha acontecendo nos últimos concursos, mas também não foi menor: 26 homens e 26 mulheres foram aprovados. No ano passado, só nove candidatos chegaram ao Tribunal de Justiça. “Vamos ver se dos aprovados este ano conseguimos aproveitar pelo menos uns 30”, comentou o presidente do TJ/RJ, desembargador Marcus Faver.
O baixo aproveitamento dos candidatos nas provas e o aumento na procura da Justiça tem sobrecarregado as primeira e segunda instâncias. Para minimizar o problema, o Tribunal de Justiça criou 15 novos cargos de desembargadores e vai passar a pagar uma gratificação para o juiz que acumular funções.