Press "Enter" to skip to content

Apesar da relutância de Bolsonaro, Brasil vota contra a Rússia em resolução da ONU

O Brasil votou na sexta-feira por um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU que lamentaria a invasão russa da Ucrânia, apesar de alguma relutância do presidente brasileiro Jair Bolsonaro em condenar a Rússia.

O país sul-americano estava entre os 11 membros do conselho que votaram a favor da resolução, enquanto China, Índia e Emirados Árabes Unidos se abstiveram da votação do texto elaborado pelos EUA. consulte Mais informação

https://twitter.com/ZelenskyyUa/status/1497350064469073927
Tradução: “Grato a todos os membros do Conselho de Segurança da ONU Albânia, Brasil, França, Georgia, Gana, Irlanda, Quênia, México, Noruega, Reino Unido e EUA que votaram para parar o ataque traiçoeiro da 🇷🇺 à 🇺🇦 & 🇺🇳. O veto de 🇷🇺 é uma mancha de sangue em sua placa no Conselho de Segurança, e no mapa da Europa & do mundo. A coalizão anti-guerra deve agir imediatamente!”

O projeto foi vetado pela Rússia e agora espera-se que seja adotado pela Assembleia Geral da ONU de 193 membros.

O Presidente Ucraniano, no Twitter, agradeceu a todos aqueles que votaram contra a invasão.

Bolsonaro, que recentemente se encontrou com o presidente Vladimir Putin em Moscou, na quinta-feira repreendeu seu vice-presidente Hamilton Mourão por condenar a invasão russa, dizendo que não era trabalho de Mourão falar sobre a crise no leste europeu.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou nesta quinta-feira preocupação com as operações militares da Rússia e pediu uma solução diplomática, mas não chegou a condenar a invasão.

Poucos dias antes da invasão, ao lado de Putin no Kremlin, Bolsonaro disse estar “em solidariedade com a Rússia”, sem dar mais detalhes. Mais tarde, ele disse a repórteres que Putin tinha intenções pacíficas.

O Departamento de Estado dos EUA lamentou os comentários de Bolsonaro e disse que eles minaram os esforços diplomáticos para evitar um desastre, bem como os próprios pedidos do Brasil por uma resolução pacífica.

O representante diplomático da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, pediu novamente nesta sexta-feira uma forte condenação brasileira à “agressão” da Rússia contra seu país.