Press "Enter" to skip to content

Justiça da Irlanda decide que pães das lanchonetes Subway não são pães

Se você costuma comer um queijo italiano com ervas de 30 centímetros de comprimento ao procurar uma opção de almoço rápido e saudável, isso provavelmente será um golpe.
O Supremo Tribunal da Irlanda emitiu uma decisão que, devido ao seu alto teor de açúcar, o pão de sanduíche usado pela rede de take-away Subway não pode ser classificado como ‘pão’.

Em vez disso, cai na categoria de “itens de confeitaria ou assados ​​extravagantes”.

De acordo com a BBC, a decisão foi tomada em 29 de setembro depois que o Subway alegou que seu pão deveria ser classificado como “alimento básico”, o que na Irlanda significa que estaria isento do imposto sobre valor agregado (IVA).

A lei de IVA da Irlanda de 1972 proclama que o açúcar permitido em um produto de panificação não deve ser superior a 2% do peso total da farinha na massa.

“O pão fornecido pela Subway em seus sanduíches aquecidos tem um teor de açúcar de 10 por cento do peso da farinha incluída na massa”, disse o juiz Donal O’Donnell ao dar o veredicto.

Mas, uma boa notícia para os fãs do Kiwi Subway, de acordo com as informações nutricionais no site do Subway na Nova Zelândia, nossas massas contêm menos açúcar do que as irlandesas.

A opção clássica de pão branco contém 2,7 gramas de açúcar por porção de 67g, o que significa que a massa contém 4,02% de açúcar – menos da metade da quantidade da versão irlandesa.

Mesmo o tipo de pão com maior teor de açúcar – alho torrado – contém 5,1 gramas de açúcar por porção de 77,6 g, chegando a 6,5 ​​por cento.

Um porta-voz do Subway na Irlanda disse à BBC que o pão é “claro, pão”.

“Fazemos pão fresco em nossas lojas há mais de três décadas e nossos hóspedes voltam todos os dias para comer sanduíches feitos com pão que tem um cheiro tão bom quanto seu sabor.”

Fonte: WSJ