Press "Enter" to skip to content

Lula anuncia MP para proibir bingos e caça-níqueis em todo o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a edição de uma medida provisória proibindo o funcionamento de bingos e caça-níqueis em todo o território nacional. O texto da MP está sendo elaborado pelo Palácio do Planalto para ser editado ainda hoje. A medida permanecerá em vigor até que seja encontrada uma solução definitiva para essas casas de jogos.

A decisão foi tomada após a reunião que Lula manteve hoje de manhã com os ministros da Fazenda, Antônio Palocci e o chefe da Casa Civil, José Dirceu. Em Seguida, Dirceu e Palocci reuniram-se com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para discutir os aspectos jurídicos da medida. O anúncio da MP foi feito durante a inauguração, hoje à tarde, da nova linha de montagem da empresa Marcopolo, em Caxias do Sul (RS).

Essa é a primeira vez que o presidente se manifesta publicamente sobre o escândalo envolvendo o ex-assessor do governo Waldomiro Diniz, demitido na semana passada por ter negociado propina com bicheiros quando dirigia a Loteria do Estado do Rio (Loterj), em 2002. A denúncia foi revelada pela revista Época.

O presidente disse ainda que fez o que lhe cabia em relação ao caso: exonerar o funcionário e deterterminar a abertura de Inquérito na Policia Federal. “Não haverá nenhum indicio de denúncia que envolva prática ilícita neste governo que não seja investigada até o fim”, afirmou Lula.

Hoje surgiram novas denúncias contra o ex-assessor Waldomiro Diniz nas edições das revistas “Época” e “Veja”. De acordo com a reportagem da “Época”, o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares Waldomiro Diniz fez tráfico de influência em 2003, quando já trabalhava no Palácio do Planalto. Na última sexta-feira (13), a mesma revista divulgou a transcrição de uma fita de vídeo em que Waldomiro aparece cobrando contribuições de campanha e propina do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em 2002.

Na edição de hoje, a revista informa que Waldomiro Diniz voltou a se reunir com Carlinhos Cachoeira quando já ocupava a subchefia de Assuntos Parlamentares. Os dois teriam tido um encontro com dois diretores da multinacional Gtech, empresa que discutia a renovação de um contrato de US$ 130 milhões para operar loterias da Caixa Econômica Federal.

A revista “Veja”, por sua vez, revela um e-mail enviado pelo ex-diretor da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs) José Vicente Brizola a Waldomiro Diniz. De acordo com a reportagem, José Vicente revela no e-mail que também foi compelido a conseguir dinheiro de donos de bingos, videobingos, jogos de cartela e máquinas de videoloteria para campanhas do PT. Ele é filho do ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, do PDT.

A comissão de sindicância instalada pela Presidência da República para investigar as ações de Waldomiro Diniz começa a trabalhar hoje. O trabalho será feito de forma sigilosa e os resultados serão divulgados em 30 dias.