Press "Enter" to skip to content

Juiz instrui policiais militares sobre o combate às drogas

O juiz da 3ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte, José Eustáquio Lucas Pereira, proferiu palestra, hoje, dia 16/04, para policiais militares integrantes do curso preparatório do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O magistrado falou sobre a aplicação da nova Lei de Tóxicos, Lei 11.343/06. O Proerd é voltado para alunos das 4ª e 6ª séries do ensino fundamental de escolas da rede municipal, estadual e particular, tendo o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre os jovens.

A palestra do juiz reflete a integração com a PM e demonstra a importância de participação do Judiciário Mineiro também no combate preventivo ao uso de entorpecentes, como avaliou a Tenente Ana Paula de Lima, coordenadora do Proerd. “É primordial que os policiais entendam os dispositivos legais por meio de um juiz para obterem a melhor aplicação possível da lei. Com a participação do magistrado José Eustáquio, constata-se que a Justiça não está inerte”, afirmou.

Durante a palestra, ficou evidenciado o interesse dos policiais militares a respeito de questões práticas e teóricas da nova lei. O juiz explicou a estrutura legal da norma, a caracterização em relação ao uso e tráfico de drogas e até mesmo aspectos sobre a abordagem dos policias aos criminosos e apuração de provas nos crimes.

O magistrado também demonstrou preocupação principalmente com a situação de adolescentes entre 16 e 17 que sempre aparecem ao lado dos traficantes, como forma de escudos destes, assumindo as propriedades de drogas, armas e o tráfico para inocentar o verdadeiro criminoso. Ele aproveitou e fez um mapa da capacidade penal no mundo, tendo observado que o Brasil é um dos poucos países que a mantém em 18 anos.

Para concluir a palestra, o magistrado citou um provérbio chinês. “Se quiser colher em um ano, plante arroz. Se quiser colher em 10 anos, plante madeira. Se quiser colher em 50 anos, plante homens. E é isto que está acontecendo com a PM de Minas, com atuação na sociedade de policiais cada vez mais preparados para o desempenho de suas funções”, finalizou.

O Proerd

Após a aprovação no curso preparatório do Proerd, os policiais vão aplicar as diretrizes do programa, que são ensinar as crianças e adolescentes a reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Nas escolas, os alunos que participam do programa, recebem certificado e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência, sempre com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade.

O soldado Leonardo Marcos da Silveira concluiu o curso preparatório e agora irá instruir os alunos nas escolas. “Todas as informações repassadas foram muito importantes para afastarmos um número cada vez maior de pessoas do mundo das drogas”, concluiu.

Sair da versão mobile