Press "Enter" to skip to content

Fundador do Wikileaks, Julian Assange é preso em Londres

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, foi preso hoje (11) em Londres, depois de a polícia ter permitido sua entrada na embaixada equatoriana, onde ele se refugiava há quase sete anos.

O Serviço da Polícia Metropolitana confirmou a prisão de Assange, de 47 anos. As autoridades afirmaram que foram convidadas pelo próprio embaixador a entrar na embaixada após a retirada do asilo político concedido pelo país sul-americano ao jornalista.

A Scotland Yard disse: “Ele foi levado sob custódia em uma delegacia central de Londres, onde permanecerá, antes de ser apresentado perante o tribunal de magistrados de Westminster assim que for possível.

“O MPS [Serviço de Polícia Metropolitana] tem o dever de executar o mandado, em nome do tribunal de magistrados de Westminster, e foi convidado para a embaixada pelo embaixador após a retirada do asilo pelo governo equatoriano.”

O Ministério do Interior confirmou que o pedido dos EUA pela extradição de Assange foi por alegada “ofensa relacionada a computadores”. Um porta-voz do Home Office disse: “Podemos confirmar que Julian Assange foi preso em relação a um pedido provisório de extradição dos Estados Unidos da América. Ele é acusado nos Estados Unidos de infrações relacionadas com computadores. ”

O presidente do Equador, Lenín Moreno, disse no Twitter: “Em uma decisão soberana, o Equador retirou o status de asilo a Julian Assange depois de repetidas violações a convenções internacionais e protocolos de vida diária”.

A presidência do Equador confirmou a remoção do asilo, citando violações de convenções internacionais. O presidente Lenin Moreno anunciou o que chamou de “decisão soberana”, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O fundador do Wikileaks, que estava abrigado na embaixada equatoriana desde 2012 para evitar extradição, esteve por trás de um dos maiores vazamentos de documentos secretos da história dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile