Press "Enter" to skip to content

Justiça extingue processo de desapropriação de área do aeroporto do Rio de Janeiro

A juíza da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Márcia Helena Pereira Nunes, extinguiu (04/09) o processo em que a Companhia Brasília pedia uma indenização de R$ 16,9 bilhões pela desapropriação de uma área, onde foi construído o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A juíza acatou a tese de prescrição da ação (intercorrente) levantada pela Advocacia-Geral da União (AGU), através da Procuradoria da União no Rio de Janeiro, e sustentou no processo a ausência de representação legal da Companhia Brasília.

O processo teve início em 1951, quando a Companhia Brasília ajuizou a ação de indenização na 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, tendo sido julgada procedente em 1955. No início da década de 60, já com a sentença para ser cumprida, a Companhia Brasília passou a divergir dos cálculos do valor da indenização e recorreu. A partir daí, houve várias discussões sobre alguns pontos (incidentes) do processo que culminaram com um pedido de vistas por parte da empresa, em 1997, e com o extravio dos autos por mais de quatro anos.

Em 1999, a empresa pleiteou a restauração dos autos. Porém, o pedido perdeu o seu objeto porque os originais do processo foram encontrados no dia 15 de maio deste ano, numa igreja evangélica, no Bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile