Press "Enter" to skip to content

Novos juízes tomam posse e TJ/RJ abre novo concurso

Tomaram posse no final da tarde de ontem os 26 novos juizes que foram aprovados no último concurso para a magistratura. Como no concurso em que foram aprovados havia 110 vagas, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcus Faver, anunciou que um outro concurso será aberto nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, para tentar preencher as vagas que continuam abertas e que provocam uma sobrecarga de trabalho, levando alguns juizes a acumular funções.

Ao empossar os novos juizes, o presidente Marcus Faver disse que eles estavam dando o primeiro passo de uma jornada que requer muito sacrifício e que num país com as diferenças sociais que tem o Brasil e com as dificuldades de acesso ao ensino, o papel do Judiciário é fundamental para a preservação da democracia. Faver pediu, ainda, que os juízes têm que ser exemplos e que não sejam magistrados apenas dentro do Fórum, mas em cada momento de suas vidas.

A candidata aprovada em primeiro lugar, Tula Corrêa de Mello, com nota 7, 72, falou em nome de seus colegas e disse que o juiz é um ser solitário, que deve, antes de tudo, prestar contas à sua própria consciência. Ela disse que o juiz não deve ser intransigente e sim acessível, ouvindo com atenção o que as partes têm a lhe dizer. Tula, que tem 26 anos, destacou que os juizes devem ter em mente que as lágrimas que derramam não são diferentes daquelas de quem chora diante de eventuais injustiças.